30 setembro 2007
Late Show com Paris Hilton
Paris Hilton no Late Show, do David Latterman. Para quem não conhece, é o Jô Soares dos EUA. Essa versão não tem legendas, mas basicamente o David acaba com a socialite (até hoje não me explicaram o que uma delas faz), com perguntas venenosas sobre a estadia dela na prisão, sendo que a entrevista era para divulgar o seu novo perfume e o último filme - um musical (socorro!). É hilário.
28 setembro 2007
O melhor da América?
Na última quarta-feira tive o prazer de ver ao vivo, um dos melhores jogos do São Paulo nos últimos tempos, por seu significado e a honra dos times brasileiros que estava em jogo. O Boca Juniors vem batendo nos times brasileiros em tudo que é competição sul-americana. Libertadores, Recopa, Copa Sul-Americana - Em todas, desde 2000, que nenhum time eliminava a equipe xeneize.
Mas nessa quarta a história mudou. O São Paulo jogou com uma alma uruguaia, raçuda, catimbera, o jogo que os hermanos adoram jogar. Mais do que isso, jogou no limite e com a torcida da mesma forma, cantando e apoiando o tempo todo. Só quem foi vai entender realmente essa sensação.
A minha homenagem fica a um cara guerreiro e muito humilde que é o Aloisio. Para mim, é o jogador mais importante do time, sem ego aflorado e raçudo demais. Ele agrega e une o time. Quando marcou o gol (e que golasso), foi cumprimentar o Borges, que havia substituido no intervalo. Mostrou ali espírito de equipe e companheirismo. Aloísio, você merece!

27 setembro 2007
O conto de Jack, o Criativo no Condado do Marketing
Mas nosso herói, um bravo Criativo que ja havia passado por batalhas sangrentas, como a de Brainstorm e até mesmo a Batalha do Atendimento, não se daria por vencido antes mesmo de saber o que lhe esperava. Partiu junto com seu fiel escudeiro Estagiarius e seu valente cavalo, Rough, no mesmo dia. O que lhe motivava a embarcar ao desconhecido ninguém sabia precisar. Alguns diziam ser uma bela donzela chamada Sucesso. Rumores contavam que o primeiro a salvar a bela das garras do Dragão BlackBerry seria feliz para todo o sempre.
Então nos vemos ao lado de Jack, a caminho de salvar a sua lady. Já caminhavam há dias, ele e Estagiarius, quando avistaram uma ave com uma crista estranha na cabeça. E para a não-surpresa deles, a ave falava. Falava não, berrava aos quatro ventos:
- Faz caber!
- Título? Isso é um título?
- Olha o prazo gentil maldito!
- Pizza é o combustível dos pensadores!
- Quem sois vóis, média, atendilento ou malcriação?
- Oa! Que aberração dos infernos é essa meu bravo escudeiro?
- Acho que já vi em algum lugar nos meus anuários mitológicos. Se bem me recordo, este é o Galo, avatar do Deus Olivetto, pai de tudo o que há nesse mundo. As lendas dizem que ele indica as tendências, as estradas que levam até El condado de Marketing.
- Pois bem sua metralhadora verbal, que caminho devo tomar?
Foi quando num estalo, a ave alçou vôo, deixando uma chuva de flyers e micas (provavelmente sobras de seu almoço) e cacarejou: - Todos os caminhos levam a Cannes! Todos os caminhos levam a Cannes!
Pois se era a Cannes que eles deveriam ir, que assim seja, pensou Jack. Não eram os Jurados, uma irmandade de fanáticos religiosos que dominavam o lugar, que iriam impedí-lo de chegar ao seu objetivo.
***
Continua na próxima semana.
21 setembro 2007
Gol de Turco!
Golaço (ou é Golasso?) de Deivid, do Fenerbace (time que o Zico é técnico) da Turquia, pela Champions League contra a Inter de Milão. Notem a participação do meia Alex na jogada, o drible "suave" que ele dá.
19 setembro 2007
Copa do Mundo no Brasil. Mas o que eu tenho a ver com isso?
Bom, essa é uma pergunta que só você pode me responder. Posso colocar de três maneiras:
A) Você é um torcedor de futebol fanático e não vê a hora de xingar aqueles ingleses branquelos de perto (por que os argentinos já não têm a mesma graça) - Tá ai, gostei da idéia.
B) Você até gosta de futebol, mas acha um evento desse tipo gera transtorno demais para a sua cidade - Então não obrigado, não quero saber o que você tem a me dizer.
C) Você é um PUBLICITÁRIO! E sabe que essa é uma tremenda oportunidade para se fazer um panelasso na mídia - Portanto, tudo a ver comigo!
E como você chegou até aqui e deve ser um publicitário (ou gosta muito de propaganda), esse artigo pode chatear você. Por que o colunista aqui refuta a idéia de uma Copa do Mundo no Brasil. É cabide eleitoral (político e esportivo) e uma bela vaca gorda de fazer dinheiro.
Oportunidade, você vai gritar! Bem, é claro que é. É só ver o barulho um ano antes do evento começar. É uma febre, pessoas comprando produtos licenciados a torto e a direito, anúncios em praticamente todas as revistas que você lê. Na TV Grobo então, parece uma lavagem cerebral que o Galvão Bueno comanda. Fora o valor dos ingressos (que, próximo do evento, não custam menos de R$ 500 cada).
Mas pô Marquito, você parece uma velha coroca que só reclama. Reclamo mesmo! Eu adoro futebol. Quem me conhece sabe o quanto gosto, e por gostar tanto, acompanho boa parte da cena política que corre por fora. Aconselho vocês lerem um pouquinho o blog do Juca Kfouri, a quem considero o melhor jornalista esportivo do Brasil. Ele é um critíco ferrenho dos dirigentes corruptos de nosso futebol, principalmente o Sr. Ricardo Teixeira, presidente da CBF, o pior deles.
É importante entender que não basta apenas organizar um evento desse tipo, que traria um retorno de mídia absurdo. Serão criadas campanhas com veículação em todos os meios e muita gente vai ganhar muito dinheiro. Mas existe a questão ética. É só ver o caso dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. O resultado final foi interessante, mas o que superfaturaram a coisa toda não está escrito. Aliás, está sim, dá uma chegada nesse blog aqui ó. Para mim fica claro o que pode acontecer com uma competição como a Copa.
Outra, quem vai aos jogos? Esse tipo de evento é feito para estrangeiros. A grande massa de torcedores, que estão sempre lá apoiando os seus times, e consequentemente responsáveis por essa Copa acontecer no Brasil, não terá condições de pagar mais de R$ 100 por uma entrada. E dúvido que os ingressos sejam mais baratos do que isso.
Hoje não temos condições morais de assumir um compromisso desse. O que adianta vender um montão de anúncios para algo que está nos lesando?
2014? Tô fora, prefiro ver o filme do Pelé!
14 setembro 2007
12 setembro 2007
Tetris Humano no Japão
Já descobri aonde os caras da JWT, que criaram a nova campanha do Halls, se inspiraram:
Mobile Marketing
O que era conversa de mesa de boteco (mas boteco chique) já é realidade aqui no Brasil. E quem saiu na frente foi a Fiat, tradicional anunciante que compra tudo o que é inovador, com a campanha do Fiat Punto. Em um banner no portal Wap Claro Idéias (o portal de downloads da Claro), a pessoa clicava e era redirecionada para um wapsite com várias informações e opções de download sobre o veículo. Mas pera lá! Eu já recebi ofertas no meu celular, você vai me dizer. Bom, eu também, e foi de uma loja que costumo frequentar para comprar roupas. Hum, então, a Fiat não saiu na frente, podemos concluir. Na verdade, se pensarmos assim, não saiu mesmo. O que eles fizeram foi um avanço e tanto: colocaram o primeiro banner em portais WAP da história do mobile marketing nacional.
É uma bela conquista para quem trabalha com isso e sabe as dificuldades e restrições que o mercado impõe. Uma delas e talvez a principal, é a restrição das operadoras de celular em permitir qualquer tipo de propaganda em seus canais. Elas consideram que os clientes são delas, portanto, quem decide o que eles podem ou não acessar em suas redes são elas. Seria como se o provedor de internet Terra escolhe-se qual a propaganda você pode ver no dia. Não faz muito sentido, certo?
A grande verdade é que elas querem ganhar com essas ações publicitárias também, apenas não sabem como. E posso garantir que poucas pessoas sabem, pois quase ninguém fez. A idéia é experimentar para se definir um modelo de negócio, assim como aconteceu com a internet. Outra saída é olhar para o exterior, onde o marketing para celulares já está alguns passos a nossa frente (vários passos, para ser sincero). A Nokia, por exemplo, oferece um serviço completo que identifica, mensura e qualifica toda uma base de usuários de seus aparelhos para campanhas publicitárias, que podem ser direcionadas de acordo com o perfil de cada pessoa. Um marketing mais do que direto.
Mas devemos também tomar cuidado na hora de elaborar estratégias desse tipo. Um dos principais pontos é a permissão do usuário. Em campanhas SMS, que o consumidor recebe diretamente em seu aparelho, é necessário que ele queira receber, que ele permita. É o que conhecemos por Opt-In. Já no ambiente WAP, consideramos como a internet, que o banner está lá, mas pode-se optar por dar atenção e clicar nele ou não. A diferença é que o usuário paga por isso. Ao navegar em um wapsite, você paga a quantidade de Kbytes que trafegou, mas não é tão caro como muitas pessoas pensam. Hoje, por cada Kbyte trafegado na operadora Claro, paga-se menos de 1 centavo de Real.
O Mobile Marketing chegou e é uma realidade que vai crescer cada vez mais. Os grandes anunciantes já enxergaram isso e estão se movimentando. E aguardem que notícias quentes vem por ai. Assim que puder, conto aqui na Casa do Galo em primeira mão.
Um abraço e até semana que vem!
p.s.
Ah! Se quiserem conhecer o wapsite do Fiat Punto, é só digitar www.fiatpunto.mobi no navegador wap de seu celular. Não chequei essa semana se o banner ainda está no ar, no Claro Idéias. Quem tiver Claro, dá uma olhada por lá!