17 maio 2007

As chuteiras mandrakes de Pelé

Minha coluna de quarta-feira, na Casa do Galo.


Antes de tudo quero pedir desculpas a todos vocês que visitam a Casa do Galo e esperam sempre conteúdo atualizado. A minha coluna já era para estar no ar desde cedo, mas, vejam só vocês, esqueci que tinha exame de direção hoje, quando estava escrevendo a coluna. Tive que parar tudo e correr para lá. Pelo menos eu passei

Hoje vou falar de uma das minhas paixões, que é o futebol e seu casamento com a propaganda.

Alguém ai lembra-se da famosa imagem do Pelé, na Copa de 70, agachando-se para ajeitar o cadarço de suas chuteiras? Pois é, aquela foi uma das primeiras propagandas em tempo real que eu já vi. No caso, o par de chuteiras era da Puma, que até hoje patrocina as seleções nacionais (só na última Copa, a da Alemanha, foram 12 – o maior número). E o interessante dessa história é que na verdade, as chuteiras não eram Puma como mostra a foto ai embaixo, eram da adidas! Quando o massagista da seleção Mário Américo trouxe os novos calçados do patrocinador para o Rei, ele não se adaptou e teve que usar o seu par antigo, já surrado por muitos gols e jogos. Foi ai que Mário teve a idéia de pintar a chuteira inteirinha de preto, e por cima colocar o símbolo da Puma. Simples, mas genial. Mas a jogada do Rei se abaixar para ajustar o cadarço com as câmeras filmando suas chuteiras foi de Hans Henningsen, representante da Puma na América Latina na época. Pelo patrocínio, Pelé levou R$ 100 mil por quatro anos (uma micharia comparado aos rendimentos dos atletas atuais) mais participação sobre a venda dos calçados.

O que quero mostrar com esse caso, é como, já na década de 70, a propaganda começava a determinar o futuro do esporte bretão. Ainda era uma época romântica, aonde os times não exibiam patrocínios em suas camisas, no máximo o logo do fornecedor de material esportivo (aliás, as camisas da adidas sempre foram as minhas preferidas. No ano passado ela relançou alguns modelos de seleções como a Alemanha, Argentina e Holanda.).

Hoje os atletas levam bagatelas somente vestindo os produtos das marcas. David Beckham, Kaká, Ronaldinho Gaúcho, só para ilustrar, ganham muito mais com publicidade do que com seus próprios salários. Se alguém quer levar o passe do jogador, além do seu valor de contrato, é preciso pagar também os seus direitos de imagem – e estes são tão caros quanto o próprio jogador.

É um negócio que movimenta mais de US$ 30 bilhões por ano. Os grandes clubes também têm contratos de patrocínio milionários. Aqui no Brasil o maior contrato é do São Paulo Futebol Clube com a LG, fabricante de eletro-eletrônicos coreana. São cerca de R$ 16 milhões de reais todos os anos, apenas para exibir o logotipo da empresa em sua camisa. Até que não é um mau negócio, analisando os últimos resultados do Tricolor Paulista em campo. Um time que ganhou até campeonato de botão nos últimos dois anos (brincadeira!) e exibiu a marca da LG para todo o mundo, na Taça Libertadores da América e no Mundial Interclubes da FIFA, vencendo o poderoso Liverpool, da Inglaterra.

Existem ainda os investimentos em merchandising, licenciamento de imagem e produtos e inúmeras propagandas sobre o futebol. Não falei também da poderosa Nike, que a partir da década de 80 começou a ditar os rumos do futebol. Mas isso é assunto para uma próxima coluna.

Obrigado pela paciência e até quarta que vem!

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