25 julho 2007

O Universo da Publicidade - Parte 2

Cursar publicidade. Onde?

Principais faculdades/universidades e seus diferenciais relevantes. Aspectos importantes a se considerar antes da escolha da faculdade.

Lá está você. Se formou no colégio ou está quase se formando. Sofre aquela enxurrada de perguntas dos parentes, amigos e até do porteiro sobre qual curso você vai escolher para fazer na faculdade.

Aí você lê o artigo do Marquito, se identifica e resolve: Vai cursar publicidade. Ótimo! Eu estou cursando e até agora não tenho reclamações.

E então você se empolga. Cada vez que te perguntam você enche o peito e responde orgulhoso: Vou ser publicitário. Até que chega aquele seu tio, que adora acabar com a alegria alheia, querendo saber em qual instituição você vai estudar.

Ao invés de um “ainda não sei”, você não dá o braço a torcer e, como bom aspirante a publicitário, mergulha na pesquisa. Pergunta pro pai e pra mãe, pros amigos, pro professor, pros amigos do professor, pro Google, até que se depara com um porrilhão de pesquisas e rankings.

Cada resultado é uma coisa. A primeira colocada em um, é décima em outro e nem sequer aparece em alguns.

Então você lembra daquele tal de “Guia do Estudante”. Aquele que você viu na banca de revista e pensou “Bah. Isso aí é pra enganar trouxa”, e resolve dar uma chance.

Abre na página do curso de publicidade e vê o quadro:

5 estrelas – ESPM

4 estrelas – USP / Mackenzie / PUC

3 estrelas – FAAP / FECAP / PUC (Campinas) / Unimep / São Marcos / Anhembi-Morumbi

Começa a analisar as faculdades e percebe que a ESPM não está isolada em primeiro à toa. É de longe a melhor opção. Apesar da mensalidade salgada, a Escola Superior de Propaganda e Marketing já possui 55 anos de experiência em formação de profissionais com as maiores taxas de empregabilidade, além das vantagens de suas parcerias acadêmicas.

A ESPM é pioneira na formação de um curso de propaganda e conta com uma parceria com o Clube de Criação de São Paulo (CCSP) e seu Programa de Orientação ao Portfólio, o qual traz os profissionais filiados ao Clube, para orientar a montagem do portfólio dos alunos que optaram pela especialização em Criação.

Nos dois primeiros anos, as disciplinas são voltadas ao entendimento do ser humano como pessoa, ser social e consumidor, tendo um forte embasamento em marketing e nas principais ferramentas de comunicação.

Já no 5º semestre, o aluno escolhe sua especialização entre:

• Comunicação Integrada;
• Criação;
• Marcas, Produtos e Serviços.

Logo atrás está a Escola de Comunicação e Artes da USP, a Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Três representantes de peso da “terra da garoa” que, além da ótima qualidade dos cursos, têm como vantagem a presença de agências representativas na mesma cidade.

A USP é a única estadual entre as citadas, mas para economizar o dinheiro da mensalidade, você não pode economizar esforços na hora de estudar para o vestibular.

No último ano, a nota de corte foi 58, dentre as 90 questões, e a relação candidato/vaga foi 45,74. O curso teve a maior relação c/v nos últimos dois anos da Fuvest.

A PUC São Paulo, detentora de 7 campi, conta com laboratórios de fotografia, rádio, vídeo, informática, computação gráfica e estúdio fotográfico apropriados à formação profissional.

Na Mackenzie, o aluno tem acesso a ateliês, oficinas, estúdios e um avançado centro de radiofusão, além da Agência Júnior, uma das únicas agências juniores dirigida também por alunos.

Ao término do 4º semestre, o aluno faz a opção entre as especialidades de Marketing ou Propaganda, aprofundando os conhecimentos na área pretendida.

Com três estrelas começam a aparecer instituições do interior paulista (sim, existe vida publicitária além-São Paulo), com laboratórios de alta tecnologia, corpo docente qualificado e mensalidades um pouco mais leves para o seu bolso.

O que considerar na escolha da instituição

- Infraestrutura

A qualidade dos laboratórios e equipamentos de fotografia/rádio/tv e informática é imprecindível, afinal você precisa conhecer a tecnologia utilizada quando for disputar uma vaga no mercado de trabalho.

- Aulas práticas/teóricas

Aula prática é aula boa e aula teórica é dia de ir pro barzinho? Não! As aulas teóricas lhe dão o embasamento necessário à aplicação prática. E acredite, história da arte e teorias da comunicação são importantíssimas.

- Formação do corpo docente

Aí entra um dilema. Há quem diga que é melhor ter professores mestres e doutores, com larga experiência acadêmica e profundo conhecimento teórico. Pessoalmente, dou mais valor aos professores que atuam no mercado pois a visão destes tende a ser diferente e mais atualizada que os acadêmicos, mostrando “A vida como ela é”.

Esmiúce o site de cada instituição, leva em conta outras faculdades que não foram citadas, e claro, considere a viabilidade de custo e localização para escolher a sua “casa” para os próximos 4 anos.

Mas lembre-se que o maior diferencial não é a faculdade, e sim o tamanho da sua vontade. Se seguir os conselhos dados pelo Marquito ontem e realmente se dedicar, terá tudo para ser um ótimo publicitário e sua procedência acadêmica virá para somar, e não resumir.

Agora que você já conhece as principais instituições, não deixe de conferir a Casa do Galo amanhã para saber tudo sobre o curso de publicidade.

As idéias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores, e podem não refletir a opinião da Casa do galo.



Rafael Rafael Amaral, 20, é estudante de Publicidade e Propaganda e arte-finalista da Pinese&Amaral Associados, mas acredita que seu caminho é a redação. Escreve para a Casa do galo às terças-feiras.

1987.rafa@gmail.com | http://www.semrotulo.com/

Nenhum comentário: