O Universo da Publicidade - Parte 3
O curso de publicidade
Como é o curso de publicidade, quais as disciplinas que fazem parte do currículo e o que se aprende em cada uma delas
Depois de conhecer os mitos relacionados à publicidade e saber um pouco mais sobre o que levar em consideração na escolha da faculdade, uma questão muito importante é levantada: como é o curso de publicidade? Claro que isso varia de faculdade para faculdade, por isso é muito importante seguir os conselhos do Marcos e do Rafael - assista uma semana de aula nas faculdades onde pretende estudar e vasculhe os sites delas.
A duração média do curso é de quatro anos, e ele é composto de inúmeras disciplinas teóricas e práticas. O curso costuma dar uma boa base teórica tanto para quem pretende seguir carreira na criação, como no marketing.
As disciplinas
Apesar das diferenças entre as faculdades, existe uma grade curricular comum a todas elas. Muitas vezes os nomes das disciplinas são diferentes, mas querem dizer da mesma coisa.
Redação - É, você vai ter que escrever muito. Disciplina que não falta em nenhum curso, talvez seja a de maior carga horária de todos as faculdades. Nela você relembra todas as regras gramaticais, figuras de linguagem, redação publicitária, como criar slogans, etc.
Termos que você vai enjoar de tanto ouvir: slogan, título, texto e assinatura.
Computação gráfica - Onde você aprende a mexer nos softwares mais utilizados por publicitários: Photoshop, Corel, InDesign, FreeHand, Illustrator, Quark, Flash, Dreamweaver, etc. Em geral as noções passadas são básicas, e você não sairá expert em nenhum deles.
Termos que você vai enjoar de tanto ouvir: maçã, clica, “segura o shift” e “botão direito do mouse”.
Fotografia - Uma das disciplinas que eu mais gosto, é comum à praticamente todas as faculdades. Nela você aprende como mexer em câmeras analógicas (com filmes 35mm) e digitais; aprende alguns noções básicas de fotografia, tais como luz, diafragma, obturador, profundidade de campo, enquadramento, sensibilidade do filme entre outras; revelação de fotografias em laboratório; químicos, etc.
Termos que você vai enjoar de tanto ouvir: olhar, ampliação, cores, negativo.
Criação - Talvez a matéria mais apreciada pelos estudantes que preferem a criação ao marketing. Nos primeiros semestres dela você aprende coisas aparentemente inúteis, faz exercícios loucos (alguns parecem de auto-ajuda), criar falas, discursos, e outras coisas. Depois ela vai se focando mais no mercado de criação, quando você começa a desenvolver campanhas, anúncios, peças publicitárias de todos os tipos, e pode pirar. Ela pode ser uma grande fonte para se começar a montar seu portfólio.
Termos que você vai enjoar de tanto ouvir: assinatura, título, texto, portfólio, job.
Ética - Como o próprio nome já diz, é a matéria que tenta incutir em seus alunos questões éticas e morais, tanto para a vida pessoal como para a profissional. Você aprende sobre regulamentações e leis, muitas vezes utilizando-se exemplos reais de campanhas que foram vetadas e censuradas. Deveria ser matéria obrigatória em todas as faculdades.
Termos que você vai enjoar de tanto ouvir: regulamentação, CONAR, censura, proibição.
Estatística - O maior terror das pessoas “normais”. Você aprende noções de estatísticas, cálculos e fórmulas que podem te auxiliar em inúmeras situações, desde no processo de um planejamento estratégico até na elaboração de pesquisas de mercado. Se não estudar para esssa disciplina, já vai se preparando para jogar matérias para frente no próximo semestre.
Termos que você vai enjoar de tanto ouvir: erro amostral, variação, amostra, amostragem, freqüência, estimativa, DP, “fez cola?”.
Teoria da Comunicação - Juntamente com estatística, é uma das disciplinas de mais difícil compreensão do curso todo. Extremamente teórica, você aprende sobre as diferentes teorias de comunicação e quais os processos envolvidos nela. Falando assim eu sei que parece fácil. Mas espera.
Termos que você vai enjoar de tanto ouvir: semiótica, Pierce, signo, sinsigno, locutor, ruído, “peguei DP” e “jubilei”.
História da Arte - Disciplina que procura dar ao aluno uma boa bagagem cultural sobre as diferentes manifestações artísticas, principalmente as artes plásticas. Não se engane achando que ela não te servirá de nada. É uma das matérias mais interessantes e intrigantes de todo o curso.
Termos que você vai enjoar de tanto ouvir: arte, desconstrução, clássico, barroco, arquitetura, “isso é arte?”.
Mídia - Procura dar ao estudante uma boa visão de como funciona o amplo universo midiático. Nela você aprende sobre diferentes veículos, formatos, as tabelas de preços, diferenças entre os tipos de mídias, vantagens e desvantagens de cada uma, etc. Você vai utilizar as noções aprendidas nessa disciplina para toda sua vida profissional, mesmo que não trabalhe especificamente no Dpto de Mídia.
Termos que você vai enjoar de tanto ouvir: veiculação, página, inserção, CPC, CPM, revista, jornal, rádio, IVC.
Planejamento Estratégico - Um grande prazer principalmente para aqueles que pretendem seguir carreira na área do marketing. Ele é uma das mais importantes ferramentas para a existência de qualquer empresa, de qualquer tamanho. Ela que vai nortear todas as ações, esforços de marketing, ciração, campanhas, verbas, produção, logística, promoções, distribuição, e por aí vai.
Termos que você vai enjoar de tanto ouvir: 4P’s, Kotler, Marketing, “O que é marketing?”, case, Nike.
Psicologia - Mesmo que não pareça. todos os grandes marqueteiros e publicitários têm grande noção de psicologia. Nessa disciplina você aprende teorias de percepção, o uso dos princípios psicológicos na linguagem e na comunicação agindo através da visão, sensação, percepção, motivação e criatividade, etc.
Termos que você vai enjoar de tanto ouvir: Gestalt, ratos, condicionamento, Pavlov.
Última chamada
As disciplinas acima são apenas uma pequena parcela daquilo que é ensinado nas instituições, mas servem como uma boa base para quem não sabe muito bem o que vem pela frente no curso de publicidade. Muitas outras disciplinas fazem parte dos currículos das faculdades: cenografia, comunicação comparada, finanças, economia, multimeios, proxêmica, e senta que lá vem história.
É MUITO importante que você entre no site da faculdade e analise a grade horária, leia a ementa das disciplinas para entender um pouco melhor o que será ensinado e, mais do que isso, para cobrar caso algo que não estava na ementa não foi ensinado.
O curso é um grande tesão, e tenho certeza de que você se arrependerá por não ter prestado muita atenção em determinada matéria, ou então por ter decidido tarde demais a começar a levar o curso a sério. Para quem ainda não entrou na faculdade, fica a dica. Para quem está saindo, dançou - fica pra próxima.
And keep rocking, beibe.
Diego Jock, 26, é publicitário, é responsável pelo Dpto. de Marketing da Editora Contexto e Editor da Casa do galo.
diegojock@gmail.com | http://www.casadogalo.com/
2 comentários:
Como assimilou bem a semiótica ao termo peguei DP..é de fato que todos peguem...a não ser que exxita no planeta terra um louco que se assimila a PIERCE o rei da babozeira....
Nice dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you as your information.
Postar um comentário