12 setembro 2007

Mobile Marketing

Não, não é Móbile Marketing. Não quero falar de propaganda no pendurricalho que vai no berço dos bebês. É de propaganda no seu celular. Propaganda móvel, ou, para os modernetes, Mobile.

O que era conversa de mesa de boteco (mas boteco chique) já é realidade aqui no Brasil. E quem saiu na frente foi a Fiat, tradicional anunciante que compra tudo o que é inovador, com a campanha do Fiat Punto. Em um banner no portal Wap Claro Idéias (o portal de downloads da Claro), a pessoa clicava e era redirecionada para um wapsite com várias informações e opções de download sobre o veículo. Mas pera lá! Eu já recebi ofertas no meu celular, você vai me dizer. Bom, eu também, e foi de uma loja que costumo frequentar para comprar roupas. Hum, então, a Fiat não saiu na frente, podemos concluir. Na verdade, se pensarmos assim, não saiu mesmo. O que eles fizeram foi um avanço e tanto: colocaram o primeiro banner em portais WAP da história do mobile marketing nacional.

É uma bela conquista para quem trabalha com isso e sabe as dificuldades e restrições que o mercado impõe. Uma delas e talvez a principal, é a restrição das operadoras de celular em permitir qualquer tipo de propaganda em seus canais. Elas consideram que os clientes são delas, portanto, quem decide o que eles podem ou não acessar em suas redes são elas. Seria como se o provedor de internet Terra escolhe-se qual a propaganda você pode ver no dia. Não faz muito sentido, certo?

A grande verdade é que elas querem ganhar com essas ações publicitárias também, apenas não sabem como. E posso garantir que poucas pessoas sabem, pois quase ninguém fez. A idéia é experimentar para se definir um modelo de negócio, assim como aconteceu com a internet. Outra saída é olhar para o exterior, onde o marketing para celulares já está alguns passos a nossa frente (vários passos, para ser sincero). A Nokia, por exemplo, oferece um serviço completo que identifica, mensura e qualifica toda uma base de usuários de seus aparelhos para campanhas publicitárias, que podem ser direcionadas de acordo com o perfil de cada pessoa. Um marketing mais do que direto.

Mas devemos também tomar cuidado na hora de elaborar estratégias desse tipo. Um dos principais pontos é a permissão do usuário. Em campanhas SMS, que o consumidor recebe diretamente em seu aparelho, é necessário que ele queira receber, que ele permita. É o que conhecemos por Opt-In. Já no ambiente WAP, consideramos como a internet, que o banner está lá, mas pode-se optar por dar atenção e clicar nele ou não. A diferença é que o usuário paga por isso. Ao navegar em um wapsite, você paga a quantidade de Kbytes que trafegou, mas não é tão caro como muitas pessoas pensam. Hoje, por cada Kbyte trafegado na operadora Claro, paga-se menos de 1 centavo de Real.

O Mobile Marketing chegou e é uma realidade que vai crescer cada vez mais. Os grandes anunciantes já enxergaram isso e estão se movimentando. E aguardem que notícias quentes vem por ai. Assim que puder, conto aqui na Casa do Galo em primeira mão.

Um abraço e até semana que vem!

p.s.

Ah! Se quiserem conhecer o wapsite do Fiat Punto, é só digitar www.fiatpunto.mobi no navegador wap de seu celular. Não chequei essa semana se o banner ainda está no ar, no Claro Idéias. Quem tiver Claro, dá uma olhada por lá!

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