24 agosto 2006

Sanduiche de filé com pomo d'oro al basilico.

Uma receita que eu criei (imagino que sim, pois nunca vi em outro lugar. Se alguem viu ou comeu, me mande por favor!), fácil de fazer, muito gostosa além de ficar muito bonita, afinal cozinha também é arte, não é o que dizem por ai?


Você vai precisar de:

- Escalopes de filé mingnon (é o filé cortado em pequenos medalhões)
- Pão francês*
- Queijo mussarela de boa qualidade

Para o molho:

- 8 à 10 tomates italianos (é melhor, pois é menos ácido e mais adocicado) sem pele e sem sementes.
- 2 à 3 dentes de alho
- Cebola
- Sal à gosto
- O quanto baste de azeite
- Manjericão à gosto (eu uso MUITO!)
- pimenta do reino à gosto

Molho

Aqueça o azeite em uma panela (use uma um pouco mais funda - pode ser aquela que você cozinha o arroz!) e doure o alho, a cebola e o manjericão. Eu costumo usar alho picado bem fininho. Não sei por que, acho que quando se espreme, ele acaba perdendo um pouco de sabor. Coloque primeiro o alho e o manjericão, e depois de um tempo a cebola (ralada ou picada), pois ela cozinha mais rápido. Acrescente os tomates picados, sem pele e sem sementes**, tempere com o sal e a pimenta. Deixe cozinhar por uns 10 min. Acrescente mais um pouco de manjericão e deixe apurar o molho. Quando a àgua estiver quase seca, está pronto. O ideal é que ele fique bem apurado, pois se ficar muito aguado não fica legal para servir com o sanduiche.


Preparo

Frite ou grelhe os escalopes. Eu não deixo bem passado, pois eles acabam ficando duros e perdem o sabor. O ideal é deixá-los de mal passado quase ao ponto, assim ele fica bem macio!
Pegue o pão francês e corte na transversal. Disponha os escalopes sobre uma fatia do pão (2 escalopes é o ideal), coloque 1 (uma) fatia de mussarela e depois coloque o molho (aqui vai de sua preferência. Molho de tomate nunca é demais!) ainda quente, assim ele derrete a mussarela. Por fim cubra com a outra fatia de pão e decore com um raminho de manjericão.



* Minha dica é comprar o pão francês do Pão de Açucar (pelo menos aqui em São Paulo). Considero um dos melhores que eu já comi (quando acaba de sair então.. sempre como pelo menos um, antes de chegar em casa! hehe).
Mas o melhor mesmo é o pãozinho da padaria Barcelona. É um pão um pouco menor que o tradicional e vem coberto com uma farinha.. é uma tentação! A Barcelona fica ali na Praça Vila Boin, próximo da FAAP e do estádio do Pacaembu.

** Eu tiro a pele do tomate assim: pegue os tomates e faça um corte em X na base dele. Ferva água em uma panela e quando estiver fervendo, desligue o fogo e coloque os tomates lá por uns 30 seg. à 1 min. Depois é só descartar à água (ou aproveitar para lavar uma panela que esteja muito engordurada). A pele sai facinho!

Fica muito bom. Pelo menos o pessoal lá de casa (minhas cobaias) aprovou!


Abraços.

p.s.

Fico devendo uma foto. A próxima vez que eu fizer, coloco uma aqui!

2 comentários:

Anônimo disse...

Q lanche eh esse q eu nunca comi??
hehehehehe
zueraa
bjoss. li!

Anônimo disse...

E aí, vamos atualizar este blog sem vergonha ou não?!
Pra quem disse que iria escrever todo dia tá um pouco atrasado, não acha?

Tchamo coisa feia!