21 agosto 2006

SUPER-ESTAGIÁRIO

Cada dia mais, me convenço de que esse cargo, o de estagiário, não existe mais. Até algum tempo atrás, o estagiário era figura clássica das empresas, era aquela pessoa que estava lá para aprender a profissão, ter a sua primeira experiência na área profissional que havia escolhido.
Hoje, exige-se um currículo respeitável para o primeiro emprego: 2 anos de experiência, domínio de pelo menos 2 idiomas, Quark, Ilustrator, Photoshop, Flash e Corel Drawn, boa postura, experiência internacional.. Socorro! Ninguém havia me dito na faculdade que só para aprender a trabalhar eu precisava de tudo isso!
É claro que estou exagerando um bocado, ainda existem empresas que permitem ao jovem estudante ser o que ele deveria: um estagiário! Aqui mesmo, na Editora Abril, onde moa trabalha, tenho a chance de aprender e até que ganhar bem (nem tanto assim vai). Infelizmente não são todas as empresas que pensam assim. A tendência é contratar um estudante egresso da universidade, demitir um profissional com um certo tempo de casa, que recebia R$ 5000, e pagar R$ 1000 para o pobre estagiário, que irá ter as mesmas funções e obrigações que o o funcionário mais experiente, com a mesma cobrança e probabilidade de erros bem maior, afinal, ele é inexperiente.
Na publicidade isso acontece corriqueiramente. Não culpo tanto as agências quanto as empresas, afinal, estamos no Brasil, um país onde a burocracia e a má vontade imperam, e ter um funcionário registrado, com benefícios e todos os direitos custa o dobro do que se paga por ele. Meu pai, que tem uma pequena livraria (http://www.livrariaroteiro.com.br/ olha o merchan!!!), padece deste mal. Sofre pra caramba para pagar apenas uma funcionária. E olha que a pobre-coitada nem ganha tanto assim.
Uns dizem que esta é a realidade do mercado, que nascemos na época errada. Eu prefiro acreditar que é tudo mentira e que um dia, os estudantes poderam achar seu lugarzinho ao sol com mais facilidade e poderam ter a chance de realmente aprender a trabalhar.

Abraços

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu quero o meu lugarzinho ao Sol...
:(