25 julho 2007

O Universo da Publicidade - Parte 1

Profissão: publicitário

Principais faculdades/universidades e seus diferenciais relevantes. O que considerar antes de escolher sua faculdade.

A escolha de uma faculdade a se cursar, quando saímos do Ensino Médio, envolve diversas motivações. Pode variar de uma “pressão familiar” a um sonho de infância. Muitos já pensaram em ser médicos, para salvar vidas. Outros astronautas, para ver as estrelas mais de perto. Mas e o publicitário? No que raios aquele moleque (ou aquela moleca) pensava quando decidiu ser um? Será que ela teria idéia das noites viradas em claro, do sem-número de pizzas que tudo isso iria render, das contas ganhas, dos prêmios na estante? Duvido. Eu mesmo, quando resolvi prestar o vestibular para o curso, não sabia se fazia história (uma de minhas grandes paixões), jornalismo ou publicidade. Analisando cada mercado e os meus objetivos a longo prazo, conclui que a propaganda seria o melhor caminho. Por enquanto, tem se mostrado verdade.

A publicidade é uma profissão glamourosa. Pelo menos na década de 80 e começo da de 90 era. Figuras como Washington Olivetto, Dualib, Petit, Zaragoza, Cristina Carvalho Pinto, Alex Periscinoto, só para citar alguns, ajudaram a criar uma aura dourada em torno dela. Era a época em que não existiam tantos profissionais no mercado e que escrever alguns slogans dava muito dinheiro. Não que não continue dando, pelo contrário, paga-se muito bem ao profissional de propaganda, só que a concorrência é pesada e a realidade é outra. Muitos estudantes ingressam na área achando que vão ganhar salários astronômicos e diversos prêmios assim que saírem da escola. Pode até ser que aconteça (se com o Washington aconteceu, por que comigo não, certo?), mas eu garanto que é muito raro.

Para quem resolveu prestar o curso, assistir a uma semana de aulas em alguma faculdade pode ser muito esclarecedor. É bom para sentir o ambiente e descobrir como são as pessoas que irão competir ou trabalhar com você, afinal, você deve passar seus próximos quatro anos (no mínimo) nesse lugar.

Algumas verdades e não tão verdades assim

- Você vai ter que ler muito. Provavelmente muito mais do que lê hoje. Mas não precisam ser três jornais por dia, como dizem por ai. Um já está de bom tamanho.

- Leia o Harry Potter. Por quê? Porque é legal, oras. Mas não deixe de ler os clássicos também.

- Vai ter que assistir muita TV, ouvir rádio, acessar tudo o que é novidade na internet, conversar com a pessoa ao seu lado no ônibus, ouvir a reclamação da velhinha na fila do banco. Publicitário bom é publicitário informado.

- Ah, leia também a Caras. Quem vê Caras não vê coração (opa, olha o trocadalho ai), e com certeza você vai tirar ótimas sacadas de lá.

- Dê uma passadinha na 25 de março aqui em São Paulo. Observe como aqueles caras vendem de tudo na rua. É bom pra aprender a negociar.

- Vender? É isso mesmo. Publicitário é um vendedor com diploma. Ou você pensou que seria o que?

- Lembra daquela mostra de arte concretista? Vai ter que ir também. Último filme do Almodóvar? Dois ingressos, por favor.

- Virar a noite no escritório? Só quando se faz necessário. Não deixe que isso vire regra. De que adianta ganhar um super-salário e não ter tempo para desfrutá-lo?

Agora, para quem já escolheu e quer saber a diferença entre a Criação e o Marketing, basicamente é assim: no curso de propaganda você tem aulas de criação publicitária, redação, fotografia, computação gráfica e design, história da arte, produção gráfica, cenografia, mídia, produção audiovisual, marketing e planejamento estratégico (com uma ênfase menor para esses dois últimos) entre outros. No Marketing as disciplinas tradicionais são: finanças, planejamento estratégico, marketing, mídia e economia (alguém ai complete, se eu esqueci de alguma. Eu fiz criação.). Existem ainda as matérias comuns para os dois cursos que são psicologia, ética e legislação, multimeios, proxêmica, estatística (ah, pensou que ia escapar da matemática é?), teoria da comunicação (o terror de muitos alunos) e comunicação comparada.

Quando for para o mercado de trabalho, passe um tempo em cada área, principalmente quando estagiário, para ter certeza do que realmente quer desenvolver em sua futura carreira. Eu fiz isso e foi muito bom.

Só não encarem isto como uma cartilha, uma tabuada. Seu sucesso profissional (e pessoal) não está em nenhuma regra a não ser a sua. Mas é claro que alguns conselhos são sempre bem-vindos. Espero ter ajudado a acender a lâmpada na cabeça de vocês.

As idéias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores, e podem não refletir a opinião da Casa do galo.



Marcos Marquito, 23, é publicitário formado pelo Mackenzie e adora a criação, mas hoje aventura-se pelo Mobile Marketing na Editora Abril. Escreve para a Casa do galo às quartas-feiras.

marcos.cangiano@gmail.com | http://www.divagacoeseideias.blogspot.com

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