09 maio 2007

Novidade

A partir de hoje e todas as quartas, escrevo uma coluna na Casa do Galo, um site sobre publicidade, propaganda e marketing, que traz campanhas publicitárias do mundo todo. Reproduzo aqui a coluna de hoje. Apareçam por lá e comentem que blogueiro aqui agradece!



Aquecimento

Caramba, que nervosismo para escrever essa primeira coluna! Pareço um estagiário em seu primeiro dia de trabalho em alguma grande agência – com aquele medo de mandar ver no primeiro texto ou na primeira arte.

Antes de falar (ou escrever) quero agradecer o convite do Diego, criador da criatura que me permite publicar essas palavras. Confesso que fiquei surpreso e ao mesmo tempo lisonjeado com o convite, afinal, nunca me achei um escritor lá muito talentoso. Mas se ele chamou, é por que algo de legal tenho a compartilhar com vocês.

E como meu passado não me condena, lá vai um pouquinho dele:

Desde pequeno a comunicação fez parte de minha vida. Meu pai é livreiro conhecido no meio editorial – vende livros e revistas nas redações do
Estado de São Paulo (o Estadão) até as revistas da Editora Abril, onde trabalho atualmente. Comecei minha carreira profissional justamente com ele, ajudando na loja. E nas horas vagas aproveitava para ler o que via pela frente. Já fiz de tudo um pouco: fui office-boy, vendedor, auxiliar de escritório, entregador, operador de telemarketing, empreendedor, estagiário, redator e hoje trabalho na Editora Abril, com marketing publicitário para celulares. É um campo novo e interessantíssimo, cheio de possibilidades e necessidades por pessoas que não tem medo de arriscar e ousar.

O
Mobile Marketing, como é conhecida a publicidade para celulares, mundo afora e agora cada vez mais no Brasil, é, apontado por diversos nomes da publicidade, como um dos pilares da propaganda no futuro. Pensem comigo: só hoje no Brasil, ultrapassamos a marca de 100 milhões de aparelhos no mercado. Isso é muito mais do que o número de computadores ou televisões existentes. Um device que está o tempo todo com as pessoas - imagine ter dados com as necessidades específicas de cada um desses usuários.

O potencial aqui é enorme, mas ainda existem muitas barreiras a se vencer antes de consolidar o Mobile Marketing, como a diminuição de tarifas das operadoras de telefonia móvel, a burocracia delas em liberar a publicidade para seus clientes, dentre outros fatores. Empresas interessadas e focadas nesse mercado já existem no Brasil, como a
Tellvox e a Abril Digital, divisão do Grupo Abril que cuida das iniciativas em internet e celular. A partir de agora e cada vez mais, surgirão oportunidades nesse mercado. Olho aberto, amigo publicitário!

Quem quiser bater um papo mais aprofundado sobre o Mobile Marketing pode me mandar um e-mail no endereço ai embaixo ou mensagens através dos comentários da Casa do Galo.

Nas próximas colunas pretendo tratar, além de inovação na publicidade, de futebol e gastronomia (minhas duas grandes paixões) e sua relação com a propaganda. Um belo desafio, não? Forte abraço!



Marquito é publicitário formado pelo Mackenzie e adora a criação, mas hoje aventura-se pelo Mobile Marketing na Editora Abril. Escreve para a Casa do galo às quartas-feiras.

Nenhum comentário: