30 maio 2007

Kassab na Kabeça

A coluna de hoje, na Casa do Galo:

Nunca gostei de outdoors. Sempre os achei peças horríveis que deixavam a cidade mais feia do que ela já é. Mas eles funcionavam (caso contrário não teríamos milhares deles espalhados por ai) e eram fonte de renda para muita gente.

Também acho que um grande amontoado de placas, letreiros, faixas, lambe-lambes, e outras esquisitices mais, não contribuem para uma boa propaganda. Mas daí a proibir tudo sem um estudo preciso de quem está e quem não está ilegal é arbitrário demais. A propaganda já faz parte da fauna urbana. Essa lei Cidade Limpa, essa imposição, só serviu para arranhar a imagem do prefeito, que, creio eu, pretende concorrer à sede da prefeitura no ano que vem.

Pior ainda, forçar todos os estabelecimentos comerciais a readaptar suas fachadas, trocando os letreiros. Será que ele tem idéia de quanto se gasta para trocar por um novo? Barato não, podem ter certeza. Já tive uma revistaria e só uma testeira para as estantes já era cara. Com a lei, agora temos o prazer de observar aqueles pedaços outrora encobertos, sujos e lotados de teias de aranha. Uma ótima contribuição para o visual da cidade.

Aliás, falando em cidade, um dos objetivos dessa lei era “devolver a beleza à paisagem urbana”. Que paisagem, eu me pergunto? Uma coisa é ter uma cidade planejada, com crescimento controlado. São Paulo é um grande elefante branco que cresce de maneira desordenada. Uma metrópole muito feia, com exceção de alguns lugares. Existem vários projetos urbanísticos rolando por ai, mas nenhum realmente aprovado. Recomendo a leitura da Super Interessante desse mês, em especial a matéria sobre sete idéias utópicas para melhorar São Paulo.

Gostaria de abrir o espaço desta coluna para o debate. As últimas (colunas) foram bem polêmicas e geraram um retorno positivo de todos os leitores.

O que vocês acham desta lei? Será que ela tem futuro? E o nosso prefeito, Gilberto Kassab, vai ganhar as próximas eleições?

Se depender de mim, vai ficar difícil “seo” Kassab.

3 comentários:

Maya disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maya disse...

É assim: até a faixa preta são 10 gubs, do 10o ao 1o. O 10o e o 9o são da faixa branca; o 8o, amarela; 7o, laranja; 6o, verde; 5o... não lebro (acho que é roxa)... e por aí vai até preta. Então deu pra perceber que eu ainda não represento grande perigo pra sociedade! Pelo menos não tão grande quanto a lei Cidade Limpa...

Anônimo disse...

ahn?!